De modo geral, acredito que na memória da maioria das pessoas a voz de Paul McCartney seja suave e doce, como em Yesterday. Essa delicadeza vocal, no entanto, não se restringe a uma fase específica da carreira: em Till There Was You, de 1963, e em Hello, Goodbye, de 1967, uma suavidade semelhante também está presente. Assim, é interessante notar que as características da voz de Paul não são determinadas por sua idade ou momento da trajetória musical, mas por escolhas técnicas que mais se adequam ao estilo de cada canção. Contrastando com essa voz doce, a agressividade presente nos vocais de Helter Skelter garantiu a identidade barulhenta da música que viria a originar o Heavy Metal. O vocal “rasgado”, característico do drive, é marcante também em canções como Sgt. Peppers e Oh! Darling, principalmente nas notas mais agudas. Na exibição ao vivo de Jet, em 1976, esse recurso é notável e garante o que pode ter sido a mais impressionante apresentação vocal de Paul, com então 34 anos e agudos poderosos e impecáveis. Em Monkberry Moon Delight, o ex-Beatle surpreende sustentando o drive ao longo de toda a música, de modo que muitos fãs se questionam se é realmente ele cantando.
Em relação ao timbre vocal, a maioria das
composições de Paul revela uma voz clara e brilhante, com bastante intensidade
nas notas agudas, como Hold Me
Tight e She Loves You, do início da
carreira dos Beatles, e Silly
Love Songs, com os Wings. Já nos anos 80, em carreira solo, Coming Up é cantada com
tamanha leveza e brilho que novamente sua voz se torna quase irreconhecível.
Por outro lado, canções como Lady
Madonna e Let It Be mostram uma voz pesada e aveludada,
completamente diferente dos exemplos anteriores. You Never Give Me Your Money,
do inesquecível álbum Abbey
Road (1969), é por si só uma
ilustração da versatilidade vocal de Paul McCartney. Inicialmente, no dueto com
John, a voz de Paul é suave e brilhante. No verso que se segue a voz do
baixista surge com um timbre grave e encorpado. O apreciador desavisado, quando escuta
a essas canções pela primeira vez, pode não saber dizer se é Paul ou
Ringo cantando.
O que é, sem dúvidas, inconfundível na voz
de Paul McCartney é seu controle sobre os gritos rasgados característicos
do rock n’ roll. Nos
primeiros anos dos Beatles, fortemente influenciados pelo rockabilly, os poderosos berros
de Paul são marcas memoráveis de hits como I
Saw Her Standing There, Twist
And Shout e Long Tall Sally. Já no fim dos Fab Four, Paul mostra novamente
seu controle nos falsetes e drives no inesquecível grito de Hey Jude. Entretanto, o
ex-Beatle mostrou também ao longo de toda sua carreira um invejável domínio dos
falsetes leves e suaves. Em Mother
Nature’s Son e Maybe I’m Amazed os agudos são límpidos e as notas
claras e bem colocadas. Em 2002, na exibição de My Love, Paul, com 60 anos e
algumas mostras de cansaço devido a idade, surpreende e encanta com falsetes
incríveis e voz impecável.
Essas são algumas das mil vozes de Paul
McCartney. Sua versatilidade vocal foi, sem dúvidas, algo que contribuiu para o brilhantismo dos Beatles com composições dos mais variados estilos. Espero, por fim, ter feito observações que indiquem possibilidades de ouvir e apreciar a obra de um dos maiores nomes da música no
último século.
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ResponderExcluirMuito boa esta análise, a voz de Paul realmente é bem extensa e isso se evidencia também pelos duetos e trietos com Harrison e Lennon, onde ele sempre coloca sua voz em 8ª bem agudas em comparação com os outros, em "Yes it is" e "Baby's in Black", mas também seria bom destacar as qualidades dos outros Beatles. Lennon também tinha uma grande extensão vocal, em musicas como "Twist and shout", os drives no final da musica "Mother" "well well well" e muitas outras.
ResponderExcluirÓtimo!
ResponderExcluirFui ao show de Paul em Salvador,a extensão vocal dele é incrível, foram mais de duas horas de show, sem enrolação,afinadíssimo, banda incrível, teve de rock pesado a baladas.
ResponderExcluirPaul é o
ResponderExcluirMúsico que mais entende de música no planeta. É multiinstumentista multiplicado pó 1000: compositor , cria e finaliza mais de uma musica completa pó dia ; excelente empresario , além de ter dom divino de uma extensão vocal incomparavel, imponderavel. Obrigado paul por existir. Eu e o planeta te louvamos. Gênios nascem somente de cem em cem anos , e assim sendo incansável e incomparável. Sou guitarrista e advogado na ramo musical. Entre em contato cômico através do meu e-mail : brasiljuridico@yahoo.com.br.